Software Design

Design de software em C, C++, Java, etc…

Android: Alto consumo de bateria após atualização para 4.4

Este post foge um pouco do que costumo postar mas como identifiquei esse problema no meu celular resolvi compartilhar.

Após a atualização do meu celular (Nexus 4) para o Android 4.4 (Kit Kat) notei que a bateria começou a durar consideravalmente menos. Fui olhar as estatísticas de uso da bateria e notei que o processo “Servidor de Mídia” ou media server estava consumindo 30% da bateria. Pesquisando encontrei em alguns foruns usuários relatando esse mesmo problema. Até que encontrei alguém falando que o media server é responsável também pelo catalogamento dos arquivos de mídia

wpid-IMG_20131125_172759.jpg

wpid-Screenshot_2013-11-25-17-56-23.png

Como medida de teste, resolvi apagar todos os arquivos de música para ver se a performance da bateria iria melhorar. E realmente resolveu o problema, conforme é possível verificar nas imagens abaixo

wpid-Screenshot_2013-11-26-16-56-40.png

wpid-Screenshot_2013-11-26-17-48-24.png

O problema deve estar relacionado à forma como o media server cataloga os arquivos .mp3, provavelmente ele lê as tags ID3 e grava os metadados num banco de dados para tornar a busca mais rápida. Provavelmente meus mp3 estavam com problema nessas tags ( cabeçalho corrompido, encoding mal-formado/misturado, caracter inválido) e isso causava o processamento excessivo que causava o alto consumo de bateria. Agora vou tentar identificar exatamente qual arquivo tinha problema para registrar o bug no bug tracker do android ( se é que já não foi registrado )

29 comentários em “Android: Alto consumo de bateria após atualização para 4.4

  1. Josa Jr
    dezembro 18, 2013

    Olá Filipe,
    Cara, parabéns pelo blog. Não sou programador ou tão técnico, mas já deu pra ver que seu blog é super organizado.
    Eu estou com o mesmo problema no Moto G, o tal servidor de mídia come toda a bateria. Fiz o mesmo que você, mas na verdade ainda não deu tempo de observar se funcionou, acabei de apagar os arquivos de música e recarregar a bateria. Mas gostaria de saber se resolveu o seu problema, se você encontrou algo mais a respeito, etc. Pode ser? Rsss.
    Abração

  2. Josa Jr
    dezembro 18, 2013

    Esqueci de dizer que meu Moto G ainda está com o JB😉

    • filipenf
      dezembro 19, 2013

      O problema do meu celular resolveu sim, no dia seguinte o consumo de bateria já melhorou consideravelmente. Assim que eu tiver tempo pretendo descobrir qual é o problema utilizando um aplicativo que checa as tags MP3 que podem ter problemas.

      No seu caso, tem algumas ferramentas que você pode utilizar para tentar identificar a utilização de CPU/memória. As mais simples são apps para instalar no ceu celular mesmo. Nesse link tem uma lista com 35 apps para isso:

      http://android.appstorm.net/roundups/utilities-roundups/35-android-apps-to-monitor-usage-stats-and-tweak-system-utilities/

      Pode ser também que o seu problema esteja relacionado com alguma outra coisa porque o Media Server também é usado para catalogar imagens, vídeos, etc…

      • Josa Jr
        dezembro 19, 2013

        Rapaz, que legal. Obrigado pela atenção.
        Aqui eu apaguei os MP3 e resolveu o problema. Agora o dilema está no medo de colocar MP3 novamente no aparelho, rss.
        Valeu a dica dos apps, vou testar.
        Abração e boas festas.

      • Márcio
        janeiro 10, 2014

        Velho, meu servidor de midia ta consumindo 40% o problema é q eu n tenho músicas no meu Moto G. Nenhuma… O que pode ser?

  3. Ariosto Layone
    dezembro 23, 2013

    Dai blz… tenho um Moto G tmb e tive este problema, o cel é novo e apos uma semana de uso, me incomodei com os mais de 60% sendo gasto pelo ”Servidor de mídia” procurei e procurei como resolver e nada, ele esta na ultima atualização, segundo a pagina do moto G no Face (https://www.facebook.com/MotoGbr) versão 14.91.9.en.BR.
    Bom como não resolvia eu resolvi zerar para config de fabria:
    Antes de fazer eu fiz um Backup de meus aplicativos com o Air droid.
    Instala o airdroid apos conecta via PC no cel pela wireless.

    Clica em Aplicativos
    Na aba Usuario>seleciona todos e clica em Download.

    Apos na Aba Sistema recomendo clicar somente nos apps que usa ou são muito grandes pois o sistema tem apps de mais e alguns não são atualizados nunca e não precisa fazer o Backup.

    Em abos casos vai gerara um arquivo zipado com todos apps que vc instalou pra quem tem net lenta é uma boa não precisar instalar novamente.

    Para zerar o cell va em…

    Configuração>Fazer backup e redefinir>Restaurar dados de fabrica.

    Apos o Cell recarregar a config demoro uns +-5 minutos eu fui verificar o que tinha acontecido…

    entrei na bateria e pronto o ”servidor de mídia” esta la porem não esta mais rodando rodou por 10 segundos e parou antes ficava direto horas e horas ate mata a bateria.

    Apos para recuperar seus aplicativos instale o airdroid conect, descompacte os apps anteriormente baixados, crie uma pasta e jogue eles no cell, apos pelo cell abra o air droid ferramentas ”Arquivos” clique no app e instale tudo de novo um por vez…

    segue a dica vou monitorar qui para ver como fica a principio blz ai aviso…

  4. alguém pode me ajudar fiz backup do aparelho e instalei as configurações originais, de primeira resolveu o problema mas depois o servidor de mídia voltou a consumir muita energia o que fazer ?

    • filipenf
      janeiro 7, 2014

      Deborah, seu aparelho é o nexus 4? Você tem muitos arquivos mp3?

  5. bia
    janeiro 10, 2014

    Gente, preciso de ajuda, meu servidor de midia ta ok, mas minha tela ta cm 50 por cento…o brilho ta quase no zero e minha bateria ta acabando muito rapido…

    • Rodrigo Brito
      outubro 1, 2014

      bia, estou exatamente com o mesmo problema… conseguiu resolver???

  6. Guilherme
    janeiro 10, 2014

    filipenf, você descobriu o problema com o servidor de mídia? eu retirei meus mp3’s e o servidor mídia parou de gastar bateria mas agora estou com medo de colocar musicas no aparelho, alguma dica?

  7. Márcio
    janeiro 11, 2014

    Alguem ajuda? Kkk no meu caso nao tenho musicas nele. E ainda sim consume mt o que faço??? Vlww

  8. Pedro Guilherme
    janeiro 16, 2014

    Não tenho nenhum arquivo mp3 no aparelho, ainda sim servidor de midia fica acima de 50% do uso de bateria.

    • filipenf
      janeiro 17, 2014

      O problema pode estar associado com outro tipo de arquivo de mídia ( vídeos/imagens ). Tente fazer um backup do seu cartão de memória para o computador e formatar o cartão de memória. Outra opção é atualizar a versão do seu android ( se possível )

  9. Horacio
    janeiro 22, 2014

    Galera, resolvido definitivo, não tem a ver com biblioteca de mídia, se por acaso você tiver o Skype instalado, remova-o carregue o celular completamente e após algumas horas verifique a bateria, o servidor de mídia estará quase zerado. No meu foi culpa do Skype (moto G dual chip)

    • filipenf
      janeiro 22, 2014

      Horácio, obrigado pelo feedback. O que você comentou faz sentido, pode ter um bug no skype que faz com que o servidor de mídia fique sempre ‘esperando’ audio do skype, mesmo quando ele está em background. No meu caso o problema realmente era os arquivos .mp3 já que o skype não estava instalado no meu celular e eu fiz vários testes pra comprovar que realmente era isso.

  10. Josa Jr
    janeiro 22, 2014

    No meu caso, o problema mora em aplicativos que rodem arquivos de som, pode ser um jogo, pode ser o skype ou mp3. dependendo do tipo de arquivo que o app manipula, já era, o media server sobre pra memória e fica lá… um saco.

  11. Andre Alves
    janeiro 27, 2014

    Pessoal… Eu li todos os comentários e a respeito de apagar as mídias acho q vcs estão errados. Se vcs forem em Configuração -> Contas selecione a conta do google (ícone azul) e depois em google+… Logo acima tem a opção de Backup Automático… Clique nesta opção e passe a mesma para OFF. Eu fiz istoas estou testando… Qto ao Skype eu instalei mas nem acessei a conta mas se isso q passei pra vcs não der certo ae vou desinstalar o skype para testar… Só uma duvida: alguém entrou em contato com a motorola via moto care?

    • Andre Alves
      janeiro 28, 2014

      Pessoal… Realmente funcionou… Já estou a 11hs ligado direto com plano de dados ou wifi ligado e a bateria esta em 67% e o mediaserver consumiu apenas 4%… Uma dica… Apos alterar a configuração, se VC notar que nao mudou em nada, desligue o celular, espere um minuto e ligue novamente … Foi assim q fiz e esta funcionando com skype e mp3 instalados / salvos no celular. Espero ter ajudado a todos.
      Abraços!

  12. Daniel
    janeiro 29, 2014

    Meu caso funcionou somente desinstalando Skype. Já havia testado desativas as atualizações automáticas, e não funcionou.

  13. Porva
    fevereiro 4, 2014

    No meu caso o problema também foi o Skype, tenho um Moto G XT1033, e minha esposa o XT1032, no dela estava tudo normal, no meu eu instalei o Skype e percebi esse aumento absurdo de consumo pelo tal “Servidor de Mídia”, removi o Skype ontem e já estou notando a melhora!

    • Porva
      fevereiro 4, 2014

      só complementando, o meu Moto G ainda não recebeu a atualização para o Kit Kat 4.4, ainda está com Jelly Bean 4.3, creio que não seja um problema exclusivo de uma única versão.

  14. Laudiocínio Oliveira de Carvalho
    março 9, 2014

    Notei que não é do o servidor de mídia mas os processos de WiFi, Sistema Operac. Android, e Ligações de Voz, executam com alguns serviços que não são essenciais.

  15. laisa barth
    março 11, 2014

    tenho um numero considerável de mídias e meu s4 utiliza 4%

  16. leo
    março 17, 2014

    no meu moto g é diferente a tela esta em 30%

  17. femariaotoni
    abril 25, 2014

    Mas assim, não tem outra forma de resolver isso? não da para eu tirar as musicas dele…

  18. José Júnior
    abril 28, 2014

    Boa noite Filipe, então, recebi meu Nexus 5 há 3 dias (ainda no prazo de 7 dias). O consumo da bateria é anormal. Não tenho mp3, não tenho skype, uso whatsapp, mensagens (SMS) e pouquissimas ligacoes. Nada de jogo. Alguma sugestão além de devolve-lo???

  19. Daneill MOTOG
    maio 28, 2014

    Gente.
    Tenho um moto g e nas estatísticas de uso da bateria, o “Sistema Android” esta usando “11%” da bateria, e no do meu amigo, mostra q o “sistema Android” usa só 6%…
    Oq esta acontecendo??

    Obrigado

  20. DANIEL
    outubro 4, 2014

    SE VC USA SKYPE E SNAPCHAT, É BOM DESINSTALAR, PRINCIPALMENTE O SKYPE QUE É DA MICROSOFT CONCORRENTE DO ANDROID, ESSA PORCARIA DE SKYPE FICA RODANDO EM SEGUNDO PLANO MESMO QUE VC FORCE A PARADA EXCLUIR CACHÊS FICA A DICA

Deixe uma resposta

Informação

Publicado às novembro 26, 2013 por em Android e marcado , , , , , .
