Software Design

Design de software em C, C++, Java, etc…

Linux: Awesome WM

Recentemente troquei o linux mint pelo Fedora 19 com KDE 4.1, mas em pouco mais de 1 mês utilizando essa versão do KDE percebi que ele é bastante instável e muito lento, tudo bem que minha máquina não ajuda muito nesse quesito, mas resolvi adotar um destkop mais leve.

Por indicação de um amigo resolvi testar o Awesome, que é um gerenciador de janelas sem muita frescura e pretendo ir relatando as minhas impressões ao longo dos dias.

Conhecendo o Awesome

A idéia do awesome não é ser um ambiente de desktop completo como kde ou gnome, o foco principal é ser rápido, leve, customizável e produtivo (evitando a utilização do mouse o máximo possível). Citando o próprio site deles:

awesome is a highly configurable, next generation framework window manager for X. It is very fast, extensible and licensed under the GNU GPLv2 license.

It is primarly targeted at power users, developers and any people dealing with every day computing tasks and who want to have fine-grained control on theirs graphical environment.

Como falei, o foco não é ser bonitinho ou fácil de usar, mas sim customizável e produtivo para desenvolvedores e pessoas que gostam de ter um controle-fino sobre seu desktop.

Dia 1

Após a instalação do awesome ( que se resumiu a sudo yum install awesome ) confesso que fiquei um pouco assustado com o que vi. O desktop é bastante limpo, tem uma barra no topo e por padrão vem com 9 desktops que é a mesma quantidade que eu já usava no KDE. Uma das coisas que mais chama a atenção é que as janelas não possuem bordas nem barra de título. Inicialmente causa estranheza porque somos acostumados desde os tempos de Windows 3.x a usar janelas flutuantes.

A idéia principal do awesome é ter layouts pré-definidos para os desktops, de forma que as janelas se encaixem nesses layouts e que você possa alternar entre os layouts facilmente.

Alguns atalhos também são estranhos para quem está acostumado com outros gerenciadores de janela, por exemplo para alternar entre as janelas no awesome se utiliza as teclas Windows+j/k sendo que j é ira para a janela anterior e k para a próxima. Apesar de inicialmente torcer o nariz depois percebi que é mais fácil utilizar essas teclas do que alt+tab.

Outra coisa que também achei esquisito é que por padrão ele não tem um recurso de bloquear a tela, para isso é preciso configurar o xscreensaver ou outra ferramenta que faça isso. No meu caso eu utilizei o xscreensaver que era o mais fácil. Em breve vou postar aqui como se faz para configurar isso.

Claro que para mudar de ambiente de desktop é preciso estar com a mente aberta pra novas idéias, e awesome é cheio de novas idéias. Por enquanto ainda estou sofrendo um pouco pra me adaptar mas já vi que esse WM se encaixa perfeitamente para as minhas necessidades: é rápido, flexível e permite que eu trabalhe sem usar o mouse o tempo todo.

Enfim, não quero me alongar muito, a idéia era apenas registrar minhas primeiras impressões ao longo dos próximos dias vou postando dicas de customizações que eu for fazendo no meu desktop.

 

Deixe uma resposta

Informação

Publicado às julho 26, 2013 por em Linux, Unix e marcado , , , , , .
